30 de janeiro de 2013

Mudas de árvores grátis: como conseguir


As árvores trazem imensos benefícios para nossas vidas. Elas ajudam a absorver água do solo e muitas matérias orgânicas, contam com folhas, frutos, madeiras e raízes que são extremamente úteis ao homem, até mesmo para o consumo, ajudam a segurar e evitar erosões, protege o lençol freático, ajuda na renovação do oxigênio e ainda deixa nosso dia mais fresquinho, graças a sua sombra, muito útil nos dias de sol e calor.
Para aproveitar todos esse benefícios, só plantando uma árvore, e o melhor, algumas instituições, ONGs e prefeituras oferecem mudas de árvores gratuitas, confira !

573894 mudas de arvores gratis como conseguir 2 Mudas de árvores grátis: como conseguir


IBF – Instituto Brasileiro de Florestas

O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), conta com um programa chamado Plante Árvore, para que ocorra o reflorestamento de áreas degradadas. Neste caso, são necessárias uma empresa privada patrocinadora, que disponibilizará o dinheiro para a compra de árvores e um proprietário rural, que disponibiliza uma área para a plantação das mudas. As mudas são gratuitas e para conseguir asmudas de árvore grátis, basta fazer um rápido cadastro.

Para se cadastrar acesse www.ibflorestas.org.br e clique em Plante Árvore ou acesse diretamente o site do programa (www.plantearvore.com.br). Em seguida, clique em Receba Mudas Grátis e faça seu cadastro, fornecendo alguns dados pessoais e de sua propriedade, como nome completo, estado em que reside, cidade, telefones para contato, email, tamanho da área que será reflorestada, o motivo pelo qual decidiu fazer o reflorestamento e a forma como descobriu o programa.

Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo está com um programa de arborização da cidade e para isso, está doando mudas de diversas árvores aos moradores que desejam plantar uma muda. Além deganhar a muda de árvore, o programa ainda conta com uma cartilha que explica todas astécnicas necessárias para o cultivo.
A distribuição das mudas ocorre em diversos parques de São Paulo, como Parque do Trote, Piqueri, Guarapiranga, Nabuco, Chico Mendes, Previdência, entre outros.

Fundação Botânica de Belo Horizonte

A Fundação Botânica de Belo Horizonte oferece mudas de árvores para a prefeitura e diversas Ongs. Dependendo da quantidade, é possível entrar em contato com a fundação para que seja estudada a possibilidade de doações de mudas de diversas árvores, para reflorestamentos.

573894 mudas de arvores gratis como conseguir 3 Mudas de árvores grátis: como conseguir

Horto Municipal de Manaus

O Horto Municipal de Manaus conta com uma política muito legal, pois de acordo com as regras do local, cada cidadão tem o direito de receber nada menos que cinco mudas de árvores gratuitamente.
Fonte:http://www.mundodastribos.com/mudas-de-arvores-gratis-como-conseguir.html

2 de janeiro de 2013

10 Dicas para cuidar de Orquideas




1. Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta.

2. Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

3. Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.

4. Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia.

5. Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la. Importante: repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

6. Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural.

7. Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

8. Cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

9. Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.

10. Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

(Texto Thaís Lauton. Foto Evelyn Müller - Revista casa e jardim)