7 de novembro de 2012

Flores para o tempo seco

Cada planta tem um cultivo e se adapta em lugares diferentes. Por isso, é importante pesquisar bem antes de escolher uma espécie. Mas com este tempo seco, está difícil manter o jardim florido - especialmente se você não pode molhar a toda hora. Esta semana, a baixa umidade do ar colocou São Paulo em estado de atenção, com índice de apenas 10%, o mesmo de um deserto. Casa e Jardim selecionou cinco floríferas que resistem a estas condições, sem necessidade de regas constantes.


1 - Margarida-amarela - Com amarelo vistoso, as flores brotam no verão e na primavera. Já a folhagem é abundante o ano todo, desde que a planta seja cultivada em sol pleno. Resiste bem ao tempo seco e gosta de frio leve. Requer replantio anual, pois perde a beleza com o tempo.


2 - Crista plumosa - O conjunto de miniflores forma inflorescências cheias de cor. Elas podem ser vermelhas, rosas, brancas e muitas outras. Atingem 40 cm de altura quando cultivadas em sol pleno, com solo fértil. Tolera bem o frio e o tempo seco.


3 - Borboletinha - Originária do Chile, onde cresce em condições de pouca umidade, a Borboletinha pode ser cultivada em canteiros, jardineiras ou vasos. As flores parecem orquídeas e surgem na primavera. Bem adepta ao tempo seco, a planta não tolera encharcamento, então não deve ficar em local onde a chuva alcance.


4 - Azaleia - Arbustos com flores abundantes, as azaleias devem ser cultivadas a sol pleno. As flores suportam bem o frio e o tempo seco. Uma curiosidade: a azaleia é muito usada para bonsai e as podas podem ser feitas depois da floração.


5 - Zínia - Vai bem tanto em altas temperaturas, como em climas mais amenos, desde que cultivada a sol pleno. As flores têm diversas cores, como rosa, amarelo e branco; ou ainda, aparece em versões listradas e bicolores. Pode ser plantada tanto em jardins, como em floreiras ou vasos.
Fonte: revistacasaejardim